
É comum dizermos que uma pessoa com vergonha fica vermelha ou corada. Na Copa do Mundo 2010 a cor da vergonha é o azul. França e Itália fizeram a final da Copa de 2006, vencida pela Itália. Quatro anos depois, ambas fazem suas piores campanhas de toda a sua história e são eliminadas na primeira fase.
É triste ver duas seleções tão vitoriosas e com camisas tão fortes cairem dessa forma. Tá certo que não se esperava grande coisa de ambas, afinal, tinham grandes problemas. A França, na minha opnião, errou desde o inicio. Não levar o Benzema, colcoar Anelka como titular e ainda deixar o Henry no banco é suicídio. Na verdade, a França não era nem pra estar na Copa, mas já que estava, devia pelo menos honrar sua camisa. Difícil colocar tudo sobre o técnico. Domeneck tem sua parcela de culpa que, diga-se de passagem, é bem grande. Mas quando os próprios jogadores parecem não querer jogar, fica complicado.

Já na Azurra, o problema é outro. O mesmo já mencionado antes. Os jogadores de hoje são os mesmos de quatro anos atrás. Se naquela época já eram "experientes", imagina agora? Não há reformulação. Esse é o grande problema de um país como a Itália. Os times de lá se preocupam muito mais em contratar jogadores de outros paises do que investir na própria base. A quanto tempo não revelam um Baggio ou De Rossi da vida? Brasil, Espanha, Argentina, Alemanha e até a Holanda, que não é uma potência em termos de clube formam grandes jogadores. A Internazionalle, campeã européia é um grande exemplo. Do time titular, NENHUM italiano.

Em suas vergonhosas campanhas que resultaram numa eliminação inimaginavelmente precoce, algumas certezas. A Itália precisa urgentemente parar de sair contratando a torto e a direito e começar a investir mais em sua base. Não dá pra ficar contando com Canavaro toda Copa. O problema da França era um pouco diferente, mas a idéia vale para ela também. Talvez com um outro técnio, talvez com um Benzema e Henry no ataque e talvez se classificando de uma maneira mais justa...talvez tivesse ido mais longe...
Ambas se despedem da África do Sul com o amargo gosto de serem as piores seleções de toda a história e com derrotas para África do Sul e até Eslováquia na bagagem.
Rumo ao Hexa, Brasil!!!
Abraço
0 comentários:
Postar um comentário