quinta-feira, 17 de junho de 2010

Culpa da árbitragem?



Que a arbitragem foi ruim, todo mundo sabe. Falar mal do juiz, reclamar de impedimento, dizer que foi fraco, enfim, quase todo técnico faz. Agora, culpar o carinha de preto pela derrota é complicado.

Pra mim, o juiz foi muito mal. Sem dúvidas. Na minha visão, no lance do pênalti o jogador Uruguaio estava impedido e outra, pra ser bem sincero, nem achei tão pênalti assim. Se reparar bem o goleiro toca no jogador quando ele já estava caindo. Mas nesse lance em particular, é difícil dizer que foi culpa do juíz. Depois de ver 30 vezes o lance, por 20 câmeras, de 10 ângulos, em 3 canais diferentes e ainda em câmera lenta, fica fácil. E outra, pura ingênuidade do goleiro. Era óbvio que entrando daquela forma o juíz ia dar pênalti e, consequentemente, expulsa-lo.

Arbitragens a parte, esse jogo mostra a covardia de um técnico de um lado e um bom jogador decisivo do outro. Como um cara prestes a tomar 2x0, tendo seu goleiro expulso, tira o melhor jogador do time pra colocar o goleiro reserva? Foi óbvio que Parreira fez isso pra evitar perder de muito. Não conseguiu e o reserva ainda falhou no terceiro gol uruguaio.




Se por um lado temos uma seleção fraca com um técnico covarde, do outro temos uma seleção mediana com um único jogador talentoso: Forlán. O cara é "o cara" da Celeste. Chuta, passa, bate escânteio, falta, pênalti. Só não bate tiro de meta porque tem que estar lá na frente pra receber. Bom jogador e decisivo. Algo que falta na seleção africana.


É triste, mas a constatação do que todos esperavam, mas torciam pra não acontecer, deve mesmo acabar se concretizando. A situação dos Bafana Bafana é muito difícil. Vencer a França na última rodada vai ser algo quase impossível. Não pela qualidade dos franceses, mas pela falta de qualidade dos africanos.

Não é pelo futebol da África do Sul, não é pelo Parreira e não é pela "honra africana". Mas é por tudo o que simbolizou, simboliza e simbolizará a Copa para os sul-africanos. Na busca pelo reconhecimento mundial a grande chance veio com a Copa. Mas, pelo jeito, o sonho não durará mais do que três jogos. Pena, digo e repito, por toda a festa feita, os sul africanos mereciam um pouco mais.

Rumo ao Hexa, Brasil!
Abraço.

0 comentários:

Postar um comentário