domingo, 20 de junho de 2010

Enquanto um Chora, o Outro ri.



Mais uma rodada de jogos chatos e sem graça. Pelo menos era isso que todos pensávamos quando se aproximava 15:30 e, com ele, o jogo Camarões x Dinamarca. Após um Gana x Austrália e um Holanda x Japão sem nenhuma empolgação, poucos previam um jogo tão interessante na tarde de sábado.

Mas como antes da tarde temos a manhã, começaremos pela pelada da Holanda. A Laranja Mecânica fez o de sempre: vendeu ingresso, prometeu espetáculo, disse "agora vai" e...nada de espetacular. Venceu o fraco Japão por 1x0 num belo chute de Sneijder que contou com a colaboração do goleiro japônes. A Holanda pecou quando caiu na marcação japonesa. E olha que não é essas maravilhas. Não sei até onde vai o favoritismo dos laranjas, mas é bom abrir o olho porque vencer de Japão e Dinamarca jogando assim é uma coisa, já uma Espanha, Argentina ou até mesmo o Brasil, é outra.


Agora, jogo chato mesmo foi Gana e Austrália. De fato, eu nem ia comentar esse jogo, mas como Gana é líder do grupo da Alemanha e no momento, é melhor seleção africana, vai ai uma rápida comentada. Gana deixou a chance de praticamente selar a classificação apesar de jogar contra um time fraco e com um a mais. E pior, teria perdido se não fosse aquele pênaltizinho muquirana. Não sei se foi pênalti mesmo, não reparei bem no lance. Para ser sincero, não reparei em praticamente nada nesse jogo. Forte concorrente ao jogo mais chato.

Agora, chegamos ao alpice do dia. Camarões x Dinamarca. Longe de ser um jogo de forte apelo popular, porém uma coisa me animou e mais do que isso, me deixou com esperança em jogos melhores. Porque? Porque somente quando a vitória interessa e o "medo de perder" não fica acima da vontade de vencer que o time parte pra cima sem medo de errar. Se errar, é do jogo. Camarões sabia que se perdesse, tava fora e se empatasse, as chances iam praticamente pro saco. Dinamarca precisava da vitória também. Afinal, ambos perderam seus jogos e um empate selaria o fim da Copa para ambos. Dai a vontade (ou necessidade?) de vencer o jogo falou mais alto.

Do ponto de vista tecnico, não tivemos nada de muito atrativo. Já se olharmos para o ponto de vista, digamos, mais futebolistico, veremos que eram dois times ruins, brigando até o fim do jogo pela VITÓRIA. Venceu quem foi mas efetivo. A Dinamarca, longe de lembrar os tempos da "Dinamáquina" teve o mérito de fazer quando conseguiu chegar. Um gol de centro-avante e um de habilidade. Simples, não? Com Etô'o descontando para sua seleção. Falando no atacante que não é mehor que Obina, é complicado ver um cara com a sua técnica numa seleção com tão pouca tradição. Pena.

Independente a isso, Camarões é a primeira eliminada da Copa 2010. Pode ser considerado zebra? Talvez. Acho que Camarões se enrrolou nas próprias pernas. Tinha um time regular, de fato, era o segundo melhor do seu grupo. Talvez tenha faltado camisa. Alem disso, a derrota para o Japão complicou muito a vida dos "Leões Indomáveis". Enquanto um chora por voltar pra casa, do outro a Holanda comemora. Devido a derrota de Camarões garantiu matemáticamente sua classificação. A primeira a conseguir o passaporte para as oitavas.


Curiosamente, a Holanda também foi a primeira a garantir a classificação para a Copa. A única dúvida que fica é se a Máquina manterá o ritmo ou se a velha doença do "amarelão" voltará a assombra-la.

Rumo ao Hexa, Brasil!!

Abraço.

0 comentários:

Postar um comentário