domingo, 4 de julho de 2010

Na conta de quem?




Passado o tempo necessário para chorar e passada a raiva devido a eliminação da seleção brasileira da Copa 2010 é hora de começar a pensar e responder a velha pergunta: porque?

Não quero promover uma caça as bruxas (ou seria aos anões?) e sim tentar promover uma discussão para entender o que levou uma seleção que todos (inclusive eu) consideraram favorita ao status de "instável para decisões".

Já ouvi/li críticas ao Dunga, ao Felipe Mello, ao Kaka, a defesa brasileira (?), ao Ricardo Texeira e até - pasmem- Júlio César. Vamos nos concentrar ao que realmente causou a eliminação. E vamos nos ater apenas a isso. De um modo geral, os 4 anos da Era Dunga foram vitoriosos. "Mas perdeu a Copa". Sim, mas conquistou a Copa América e a Copa das Confederações, conquistou a classificação em 1º lugar e perdeu apenas 6 jogos. Se isso não é ser vitorioso, não sei o que é. Por isso, concentremos apenas na eliminação.

Dunga tem sua parcela de culpa, mas apenas em dois pontos: 1- Sua convocação. 2) Suas mexidas. Melhor dizendo, sua mexida. Sua convocação baseada em um "grupo fechado" não deu certo. Qua l a explicação para a convocação de Kléberson ou mais ainda, de Grafite? O Grafite então, nem se fala. Sinceramente? Só vejo duas razões para sua convocação: ou ele jogou em 20 minutos melhor que Adriano em4 anos ou o sonho do atacane era fazer um safari na África.

Talvez sua convocação seja o motivo de sua substituição falha. Perdendo de virada, por 2x1, numa quartas-de-final de Copa do Mundo, você tira um atacante e coloca outro? Não seria melhor tirar o Gilberto pra colocar o Nilmar? Recuando o Robinho para jogar no meio com o Kaka? Qual a finalidade de jogadores reservas se não for para mudar um jogo?

Porem, essa conta o Dunga não pode pagar sozinho. Não vou perder tempo falando da burra, violenta, destemperada, idiota ou qualquer outro sinônimo referente a atitude de Mello. Todo mundo já falou isso e todos já alertavam isso antes mesmo da Copa começar. Faltou cabeça e atitude ao time Brasileiro. Principalmente aos "medalhões" Kaka, Robinho e Luís Fabiano. O primeiro, como já disse várias vezes, se esconde do jogo. Quano tem que chamar a responsabilidade, ninguém o vê em campo. Robinho sucumbiu a falta de calma do time. E o Fabuloso? Não vem bem a um bom tempo.

Toda a atitude que se esperava do camisa 10, Kaka, sobrou em outro jogador. Mas ele é zagueiro e joga com a 3. Lúcio foi um exemplo de raça, vontade, atitude. Chamou a responsabilidade e mostrou porque é Capitão. Pena que é zagueiro e não usa a 10. Se bem que Gyan é atacante e usa a 3...enfim...

Poderiamos fazer um post de 1000 linhas falando sobre o fim do sonho da conquista do Hexa em 2010, mas prefiro não ficar chorando o leite derramado. Perdeu, paciência.

Esperemos agora 2014, aqui no Brasil.

Esperemos também uma seleção brasileira que jogue como...Seleção Brasileira!
Esperemos também um camisa 10 que haja como noss camisa 3.
Esperemos pelo Hexa perdido na África.

Esperemos...

são só quatro anos...

Até breve, Hexa.

Abraço.

0 comentários:

Postar um comentário